quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Cultura, Arte, Música e Educação

Escolas públicas e privadas de todo o Brasil têm até 2011 para incluir o ensino de Música em sua grade curricular. A exigência surgiu com a lei nº 11.769, sancionada em 18 de agosto de 2008, que determina que a música deverá ser conteúdo obrigatório em toda a Educação Básica. "O objetivo não é formar músicos, mas desenvolver a criatividade, a sensibilidade e a integração dos alunos", diz Clélia Craveiro, presidente da Câmara de Educação Básica do CNE (Conselho Nacional de Educação).

A música não será necessariamente uma disciplina exclusiva. Ela integrará o Ensino de Arte, como explica Clélia Craveiro: "Antigamente, Música era uma disciplina. Hoje não. Ela é apenas uma das linguagens da disciplina chamada Artes, que pode englobar ainda Artes Plásticas e Cênicas. Trabalharemos com uma equipe multidisciplinar e, nela, teremos um professor de Música. E cada escola terá autonomia para decidir como incluir esse conteúdo de acordo com seu projeto político-pedagógico".
Texto: Cynthia Costa e Juliana Bernardino
Fonte: educarparacrescer.abril.com.br

4 comentários:

  1. Nossa que profundidade, texto bem elaborado.
    Gostei muito da imagem, vou sempre dar umas bisbilhotadas.
    Parabéns

    ResponderExcluir
  2. Se todos pensassem como você ...
    Como músico sei o quanto ela me ajudou, concentração, calma etc... Vamos mudar o Brasil =)
    Parabens
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Todos sabemos que a música ocupa uma parcela importantíssima na cultura brasileira, razão mais que suficiente para que o tema fosse incluído à muito tempo no quadro de disciplinas das escolas.Tal inclusão será de fato a união do útil ao agradável, visto que o estudo musical trará grandes benefícios aos alunos e ao que tudo indica, também será muito bem aceito pelos mesmos.
    Parabéns pelo ótimo trabalho^^
    Rafael

    ResponderExcluir
  4. A musica é inspiradora e relaxante, ela desperta nossos sentimentos e nos faz sonhar. Achei muito legal que as escolas incluam o ensino de musica, quem sabe sirva de estimulo para aqueles alunos desligados igual eu =]

    Parabens pelo blog
    Daniel

    ResponderExcluir