sábado, 28 de novembro de 2009

CEFAR Cultura, Educação. Desenvolvimento Artístico em foco.


O CEFAR é uma instituição focada para o desenvolvimento artístico e com uma proposta pedagógica séria e inovadora, além de ter sido criada em um espaço cedido pelo Palácio das Artes, onde os alunos podem conviver em um ambiente cultural voltado ao estímulo de sua criatividade e talento.

O CEFAR - Centro de Formação Artística, fica na Avenida Afonso Pena 1.537, Centro, CEP: 30130-004 - Belo Horizonte - MG - Brasil - Tel: (31) 3236-7400
Criado oficialmente em 1986 pela Fundação Clóvis Salgado, o Centro de Formação Artística – CEFAR tem como foco principal a capacitação técnica e artística, aliada a noções de ética, de profissionais nas áreas de teatro, música e dança.
O CEFAR integra a Diretoria de Ensino e Extensão da Fundação Clóvis Salgado, entidade pública de direito privado, vinculada à Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais.
Além de construir referencial crítico para o desenvolvimento artístico, o CEFAR investe no padrão de qualidade do ensino e na formação de recursos humanos promovendo, dessa forma, a articulação entre cultura e pessoas. Assim, o resultado desse binômio é o artista versátil capaz de atuar em diversos seguimentos da arte.
O Centro de Formação Artística oferece, ainda, oficinas e cursos livres destinados à capacitação, qualificação, aperfeiçoamento e atualização de profissionais da cultura. Os alunos têm o privilégio de aliar o aprendizado acadêmico à convivência no ambiente cultural do Palácio das Artes, somando ao estudo um universo de estímulo constante à sensibilidade, criatividade e talento.

OBJETIVOS
• Proporcionar habilitação profissional a jovens e adultos, para exercerem atividades profissionais na área artística, de forma competente.
• Desenvolver o pensamento crítico, analítico e o senso estético para uma atuação na comunidade, como agente cultural transformador de seu meio.
• Aperfeiçoar e atualizar os profissionais da área artística em seus conhecimentos e habilidades.
O Departamento de Teatro forma atores profissionais, oferece cursos básicos para adolescentes e teatro para educadores.
O Departamento de Música forma instrumentistas, cantores e regentes corais.
O Departamento de Dança oferece formação básica e profissionalizante em dança clássica e contemporânea.
O CEFAR oferece, ainda, cursos de Extensão e oficinas nas áreas de Dança, Música, Teatro e Gestão Cultural, aperfeiçoando o desempenho de seus alunos e qualificando artistas e gestores culturais em geral.

O resultado dessa proposta pedagógica se evidencia pelo número expressivo de artistas formados pelo CEFAR e que hoje atuam na área teatral, companhias e grupos de dança, orquestras sinfônicas, bandas, grupos de câmara de música erudita e/ou popular, e são convidados para trabalhos no cinema e na TV em todo o país, inclusive no exterior.

Fonte: http://www.fcs.mg.gov.br/conteudos/default.aspx?IdCanal=15



Nenhum comentário:

Postar um comentário