sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Frações & Música

Muitos reconhecem a matemática na música, mas acreditam que essa, só se faz presente na contagem do tempo.
No vídeo apresentado na penúltima postagem, podemos entender melhor a relação da matemática com a música e de como Pitágoras elucida esse conhecimento demonstrando a frequência das oitavas. Podemos notar que uma corda tem um som, essa corda dividida ao meio, produz outro som e assim, o terço dessa corda produz outro e assim por diante! Ele nos mostra em frações como atingir diferentes frequências!!!!

Curiosidade Musical

Ei, você! Você sabe como o nome das notas surgiram? Guido D’Arezzo, um monge italiano que viveu no século XI, utilizou sílabas iniciais de cada verso do Hino à São João Batista. Vamos conhecer as sílabas que inspiraram as notas criadas por D'Arezzo ? São estas: Ut queant laxis resonare fibris mira gestorum famuli tuorum solve polluti labii reatum Sante Iohannes. (Si)
Em 1693, o nome ut, que era difícil de pronunciar no solfejo - leitura ou entonação dos nomes das notas em uma peça musical -, foi substituído por dó, entretanto em alguns países como a França, a primeira nota da escala continua a se chamar "UT". Interessante, não? A Música sempre nos surpreendendo e nos envolvendo! Até o próximo post :)

sábado, 3 de setembro de 2011

Música e Matemática - Pitágoras

Vocês sabiam que os teóricos da música com frequência usam a matemática para entender a estrutura musical e comunicar novas maneiras de ouvir música? Sim, sim e isto levou a aplicações musicais da teoria dos conjuntos, álgebra abstrata e teoria dos números. Os estudiosos da música também usaram a matemática para entender as escalas musicais, e alguns compositores incorporaram a proporção áurea e o número de Fibonacci em seu trabalho e também a relação entre a Trigonometria e Música, pois as vibrações das cordas estão diretamente associadas às Funções Trigonométricas.

Começaremos então com Pitágoras.
Vamos nos arriscar a adentrar em seu mundo e entender a partir dos seus conhecimentos de matemática, música e astronomia, consideradas como a base de todas as artes e ciências, principalmente a sua influência na música.
Mas antes de aprofundarmos um pouco mais, vamos nos animar e aprender com o vídeo extraído do filme: Donald no país da Matemática (matemágica) de Walt Disney.



Divirtam-se.
Até o próximo post. o/