quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Música e Matemática - A relação harmoniosa entre sons e números

Welcome, again!!!

Continuemos nossa viagem musical e agora com uma pitada, duas pitadas, três pitadas, N pitadas da nossa querida matemática e sua importância na música, desde a sua concepção mais fundamental do que é "som musical" e do que é "ritmo".


Há um artigo muito interessante de Miguel Ratton, disponível em seu site http://www.musicaeadoracao.com.br, sobre a relação entre sons e números e ele nos explica o seguinte:

"Na sua definição mais simples, Música é "ritmo e som". Ou seja, é uma combinação de sons executados em determinada cadência. A importância da Matemática na Música está presente desde a concepção mais fundamental do que é "som musical" e do que é "ritmo".

Os sons com os quais podemos criar nossas músicas constituem o que chamamos de "escala musical". Eles são definidos a partir de relações matemáticas muito precisas e, quando combinados de determinadas maneiras, podem produzir resultados agradáveis aos nossos ouvidos. Essas relações matemáticas, junto com as características intrínsecas das vibrações sonoras, são a base para a "harmonia" na superposição dos sons musicais.

Por outro lado, a maneira como encadeamos os sons em nossas músicas também segue regras com fundamentos matemáticos. Todos os tipos de "ritmos" que podemos conceber musicalmente obedecem a algum tipo de divisão fracionária, cuja característica sempre está vinculada a um determinado gênero artístico ou a um tipo de cultura. " Conhecer essas influências matemáticas é, antes de tudo, conhecer a essência da própria Música.
"

Bom, com essa bela introdução, entendemos um pouco mais sobre o universo fantástico por qual permea a música e a matemática.
E não é que os dois se dão muito bem? :)

Nos vemos em breve
Até logo :)